CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que é uma alimentação correcta/ incorrecta?



Entende-se por uma alimentação correcta uma ingestão de alimentos variados e diversificados, mas não em excesso e nem em carência. Esta deve ser pobre em gorduras e açucares mas rica em hidratos de carbono, fibras, vitaminas e sais minerais. Esta deve contribuir para a nossa saúde e bem-estar, isto é, deve manter o peso dentro de valores aceitáveis e estimular o organismo a defender-se de doenças. Deve ainda ser repartida ao longo do dia e ser equilibrada, fornecer a quantidade de água indispensável à vida e respeitar as proporções sugeridas pela pirâmide alimentar.


Número de refeições diárias

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, comer a cada três ou quatro horas ou fazer cinco ou seis refeiçôes por dia com uma quantidade pequena de alimentos dá mais saciedade e estimula o metabolismo, condicionando-o a trabalhar de forma contínua e adequada . É recomendada que sejam feitas as seguintes refeições:
  • Pequeno almoço: regra geral, o pequeno-almoço deve representar cerca de 20 a 25 por cento da energia total fornecida pelos alimentos que se consomem diariamente.
No pão, bolachas ou tostas podem ser adicionados um pouco de manteiga ou margarina, fiambre magro ou queijo. Todos os produtos de charcutaria devem ser evitados pela sua riqueza em sal e gorduras, bem como as compotas, pois são grandes fornecedores de açucares e de absorção rápida pelo organismo.

A ausência de um pequeno-almoço equilibrado provoca consequências imediatas no seu organismo como por exemplo:
  • Menos capacidade de concentração;
  • Aumento do número de acidentes (de trabalho ou de trânsito) durante o período da manhã;
  • Após a ingestão do almoço ( que irá ser a primeira refeição), sensação de desconforto gástrico;
  • Diminuição de rendimento físico e intelectual;
  • Promove o aparecimento de algumas doenças, tais como obesidade ou diabetes;
  • Aumento da impulsão de comer demasiado em certas refeições;
  • Dores de cabeça, enjoo e suores (podem ser sinais de hipoglicémia -falta de açúcar no sangue);
  • Desmaios ( em casos extremos);
Após o pequeno-almoço, deve ser comer algo a meio da manhã, ao almoço, ao lanche da tarde, jantar e ceia.




Diz-se que uma alimentação é incorrecta quando existe uma deficiência no ingestão dos nutrientes essenciais.

Esta pode ser classificada em dois tipos:

  • Por excesso - quando o homem ingere alimentos em quantidades acima das necessárias e com muitas calorias, por exemplo : as comidas rápidas tipo fast food, os fritos, os salgados, etc. Este tipo de alimentação pode conduzir à Obesidade.
  • Por carência - quando o homem ingere alimentos abaixo das quantidades necessárias e com muito poucas calorias. Este tipo de alimentação pode conduzir à Anorexia e à Anemia.

Sem comentários:

Enviar um comentário