CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mitos sobre os alimentos


As frutas após as refeições engorda? FALSO

As frutas fornecem as mesmas calorias, independentemente se forem ingeridas antes ou depois das refeições. No entanto se ingeridas antes, como contêm fibra, contribuem para uma saciedade mais rápida e assim evitar o consumo de outros alimentos. A ordem em que se ingerem os alimentos não influencia o total de calorias diárias!

A água bebida durante as refeições engorda?
FALSO


A água não fornece calorias, pois não tem macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono). Portanto a água não engorda mesmo que bebida antes, durante ou depois das refeições. No entanto se bebida antes das refeições pode provocar uma sensação de saciedade mais rápida e assim evitar o consumo de outros alimentos. Beba agua como e quando preferir. A hidratação é muito importante para uma boa saúde saúde.

Os alimentos integrais não engordam?
FALSO


Os alimentos integrais fornecem mais fibra que os refinados, mas a composição nos restantes nutrientes é semelhante. O que significa que para o mesmo peso fornecem um valor calórico semelhante.
O interessante da fibra é que melhora o trânsito intestinal, contribui para reduzir os níveis de açúcar (glicose) e colesterol do sangue e previne doenças como o cancro. É aconselhado incluir na dieta produtos integrais por estas razões, mas não como método de emagrecimento.

O azeite não engorda? FALSO

O azeite é igual ao resto das gorduras, fornece 9 Kcal por grama, tanto se consumido em cru ou cozinhado, pelo que se deve moderar o seu consumo. As gorduras são necessárias na alimentação, devendo contribuir com cerca de 30% das Kcal diárias. A gordura fornecida pelo azeite é considerada uma das mais saudáveis, estando associada à redução mau colesterol, mas o consumo exagerado só porque é saudável deve ser evitado.

Para fritar posso utilizar qualquer gordura? FALSO

O aquecimento das gorduras a altas temperaturas causa a sua deterioração. A manteiga e as margarinas de origem vegetal, sólidas ou pastosas, não devem ser utilizadas para fritar. Tenha os seguintes cuidados na fritura dos alimentos: - Utilize azeite ou os óleos mais resistentes ao calor (óleo de amendoim, óleo de soja). - Utilize de preferência fritadeiras eléctricas e não ultrapasse os 180° C. - Substitua o óleo frequentemente e filtre-o após cada utilização. - Não utilize os óleos quando tem espuma ou uma cor acastanhada - Não coma fritos quando se desconhece as condições em que foi realizada a fritura.

As gorduras são prejudiciais à saúde ?
FALSO


Ao contrário do que por vezes se pensa, as gorduras não são necessariamente nocivas para a saúde. Aliás, constituem uma importante fonte de energia e são da maior importância para a renovação celular e para a sua integridade, uma vez que são componentes vitais das membranas celulares e ainda desempenham um papel essencial na absorção das vitaminas lipossolúveis. Para além disso, a gordura armazenada no organismo é imprescindível à regulação térmica e até à protecção mecânica dos vários órgãos.
No entanto, existem gorduras mais e menos saudáveis. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, presentes no peixe, nas oleaginosas e nos óleos vegetais, como o azeite e os óleos de girassol e de milho, são benéficas para a saúde, já que ajudam a melhorar o funcionamento dos glóbulos brancos, a reduzir o mau colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.


Comer pão engorda?
FALSO



O pão engorda apenas se for comido em exagero, tal como qualquer outro alimento. O pão é equilibrado, uma vez que fornece minerais (ferro e cálcio), vitaminas (complexo B) e, principalmente, hidratos de carbono, que são a nossa principal fonte de energia. É também uma excelente fonte de fibras, que ajudam a regular o organismo, já que facilitam o funcionamento intestinal e, graças à sua capacidade de absorção de água, promovem a saciedade. O pão é, sem dúvida, um alimento saudável e, por si só, não engorda.


A carne vermelha faz mal à saúde? FALSO


A carne vermelha (vaca, porco e carneiro) contém gordura saturada e colesterol. Porém, possui também nutrientes que são essenciais. É uma fonte muito importante de proteínas, que constituem a “matéria-prima” para a formação e renovação celular e são vitais para a defesa do organismo. E ainda fornece minerais, como o zinco e o ferro, essencial para evitar anemias, e vitaminas, em especial do complexo B, como a vitamina B12, indispensável ao bom funcionamento do nosso organismo. Para tornar a carne vermelha mais saudável, escolha pedaços magros e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.


Os peixes gordos devem ser evitados.
FALSO



Todos os peixes são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o fósforo e o iodo, e contêm um baixo teor de gordura saturada.
Os peixes gordos (salmão, cavala, arenque, sardinha, peixe-espada, atum e truta) contêm ácidos gordos ómega 3, um tipo de gordura benéfica para a saúde, porque ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, baixando a pressão sanguínea e os níveis de triglicéridos no sangue. Devido aos seus benefícios, devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

O chocolate é nocivo para a saúde? FALSO


O chocolate, tal como qualquer alimento rico em gordura, deve ser consumido com moderação.
Em pequenas doses, é um alimento que, além de fazer bem ao espírito, já que contém substâncias que ajudam a descontrair e a melhorar a disposição, também faz bem ao corpo, uma vez que é uma boa fonte de magnésio e cálcio e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Tomar chá emagrece?
FALSO



Apesar de alguns chás terem princípios activos que podem ajudar a alterar o metabolismo, já que algumas plantas possuem propriedades diuréticas, laxantes, etc., para perder peso é necessário que a pessoa mude o seu comportamento em relação à alimentação e passe a praticar actividade física. Sozinho, chá nenhum faz emagrecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário